Bangladesh é um pequeno país que conta com longas costas banhadas pela Baía de Bengala. Esta nação do sul da Ásia possui mais de 164 milhões de habitantes, mas pouca gente de fora parece conhecer sobre sua história, geografia e cultura.
Da praia considerada uma das mais longas do mundo à maior floresta de mangue do planeta, aqui estão 12 fatos pra lá de curiosos sobre o Bangladesh.
1. O mangue arbóreo de Sundarbans é a maior floresta de mangue do mundo e é protegida como Patrimônio Mundial da UNESCO. Abrange uma área de 139.500 hectares e abriga um grande número de espécies animais e vegetais diferentes.
2. A região que hoje compõe o Bangladesh foi governada por dinastias turcas, indianas e mogóis ao longo dos tempos. A Guerra da Independência de Bangladesh foi muito sangrenta, mas obteve êxito ao resultar na oficialização do país em 1971.
3. Estima-se que cerca de 70% da população de Bangladesh é constituída por agricultores. Muitas famílias dependem da agricultura, sendo que este é o maior setor de empregos em Bangladesh, embora a indústria têxtil esteja gerando mais receita.
4. Cerca de 96% da receita de exportação de Bangladesh vem da indústria têxtil. Muitas marcas de moda favorecem a produção no país devido aos baixos salários e custos de fábrica, o que infelizmente gera casos de exploração de trabalhadores, até mesmo entre crianças.
5. Bangladesh tem seis estações totalmente distintas, de modo que o país é muitas vezes chamado de “o playground das estações”. Essas seis estações são o verão, a monção, o outono, o pós-outono, o inverno e a primavera. Cada estação vem com diferentes safras, frutas, estilo de vida e festivais. De fato, os bengaleses celebram cada estação com um festival diferente.
6. Bangladesh é um dos países mais vulneráveis ao clima em todo planeta, de modo que os efeitos das mudanças climáticas já começaram a impactar os meios de subsistência da população que vive no delta, bem como em outras partes do país. Inundações repentinas são comuns em Bangladesh, com 80% do país ficando sujeito a enchentes, especialmente durante a temporada anual de monções.
7. Bangladesh possui a terceira maior praia do mundo. A Cox’s Bazar Beach possui 120 quilômetros de extensão e é um dos destinos turísticos mais populares do país. Apenas a Praia do Cassino no Brasil e a praia Ninety Mile na Austrália são mais extensas que a Cox’s Bazar.
8. Quando se trata de natureza, Bangladesh tem inúmeras atrações naturais deslumbrantes. Florestas, rios, montanhas, animais, praias e muitos outros. Na verdade, Bangladesh tem o segundo rio mais rápido do mundo, que fica atrás somente do Amazonas. Seu nome é Padma.
9. Bangladesh possui a quarta maior população muçulmana do mundo. Sua capital, Dhaka, é conhecida como “a cidade das mesquitas”, pois há inúmeras mesquitas espalhadas pela cidade.
10. O tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris) é o animal nacional de Bangladesh, onde costuma ser encontrado nas florestas de Sundarbans e nas Colinas de Chatigão. De fato, o o tigre substitui o leão como rei dos animais nas culturas da Ásia oriental, representando a realeza e o destemor.
11. Em fevereiro de 2016, o Banco Central de Bangladesh foi alvo de um dos maiores assaltos a bancos centrais da história recente. Curiosamente, o roubo de US$ 110 milhões foi descoberto graças a um erro de ortografia no nome de uma suposta ONG que deveria receber uma das transferências. Isso levantou suspeitas no banco alemão Deutsche Bank, intermediário das transações, que pediu esclarecimentos ao Banco Central de Bangladesh, que interrompeu as transferências.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre as Bahamas
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Azerbaijão
12. Se você viajar para Bangladesh, não deixe de experimentar o Hilsa Fish Curry, que é o prato nacional. Hilsa é uma espécie de peixe parecido com o arenque, sendo muito popular entre os bengaleses.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉