no

12 curiosidades surpreendentes sobre a Arábia Saudita

A Arábia Saudita é um reino árido e escassamente povoado do Oriente Médio, bastante conhecido pelo seu petróleo e suas leis rígidas.

A Arábia Saudita é um país árabe da Ásia Ocidental, estendendo-se desde o Mar Vermelho, no oeste, até o Golfo Pérsico, no leste. É bastante provável que você já tenha um certo conhecimento sobre a Arábia Saudita pelo petróleo que essa nação produz e por algumas leis rígidas que seu governo impõe, mas há muitos outros fatos curiosos sobre esse país que são capazes de atrair a atenção de qualquer pessoa.

Com isso em mente, listamos aqui 12 curiosidades interessantes que ajudam a ilustrar um pouco dos fatores econômicos, demográficos e culturais que impulsionam esse reino tão controverso e repleto de óleos naturais.

1. A Arábia Saudita é o berço do Islã e lar dos santuários mais sagrados da religião: Meca e Medina. A realização do Hajj, peregrinação realizada à cidade santa de Meca pelos muçulmanos, é vista como um dos “Cinco pilares do Islamismo“, sendo obrigatória, pelo menos uma vez na vida, para todo o muçulmano adulto. Aproximadamente dois milhões de pessoas fazem a viagem anualmente.

curiosidades surpreendentes sobre a arabia saudita 1
Foto: Pixabay

2. Abdalazize ibne Saúde é considerado o pai da nação saudita, pois uniu quatro regiões em um único estado soberano em 1932. Após proclamar a independência do país, ele se coroou rei. Curiosamente, ele é uma das poucas pessoas na história a ter um país nomeado a partir do seu sobrenome.

3. A Arábia Saudita não tem uma constituição formal escrita, embora o rei esteja sujeito ao Alcorão e à lei Sharia (direito islâmico). Eleições e partidos políticos são proibidos, então a política nacional gira principalmente em torno de diferentes facções dentro da grande família real saudita.

4. A economia da Arábia Saudita se resume a uma única palavra: petróleo. De fato, o “ouro negro” representa 80% da receita do reino e 90% do total das receitas de exportação. É improvável que isso mude em breve, pois cerca de 20% das reservas de petróleo conhecidas no mundo estão em território saudita.

curiosidades surpreendentes sobre a arabia saudita 2
Foto: Pixabay

5. O petróleo foi descoberto em solo saudita no ano de 1938 e mudou drasticamente a economia do país, que até então era bastante pobre. O Campo de Ghawar na parte oriental do país é o maior campo de petróleo convencional do mundo, com reservas estimadas que podem encher 4.770.897 piscinas olímpicas.

6. A Arábia Saudita é o maior país do mundo sem rio. De acordo com a National Geographic, não há rios, lagos ou áreas de vegetação natural abundante porque as chuvas são escassas ou inexistentes. A maior parte do fornecimento de água potável do país vem de usinas de dessalinização ou reservatórios subterrâneos.

7. O território da Arábia Saudita é praticamente um deserto gigante, mas esse país ainda precisa importar areia de outras nações, principalmente da Austrália. A razão por trás disso é que a areia encontrada nos desertos sauditas não é adequada para atividades como construção e fabricação de vidro. Portanto, o país precisa trazer areia de fora.

curiosidades surpreendentes sobre a arabia saudita 3
Foto: Pixabay

8. A pena capital é bastante comum na Arábia Saudita. Em 2019, o país executou 184 pessoas, quebrando seu próprio recorde. Algumas coisas que podem ser passíveis de pena de morte incluem homicídio, estupro, assalto à mão armada, uso de drogas, adultério, homossexualidade, insulto ao Islã, insulto à família real e feitiçaria.

9. Em 1985, o príncipe Sultan bin Salman se tornou o primeiro saudita, o primeiro árabe e o primeiro muçulmano a viajar pelo espaço quando embarcou a bordo do ônibus espacial americano Discovery. Muitos recordes estabelecidos em um único dia, não é mesmo?

10. Os camelos são tão populares entre os sauditas que o país tem o maior mercado de camelos em Riade, onde cerca de 100 destes animais são vendidos todos os dias.

curiosidades surpreendentes sobre a arabia saudita 4
Foto: Pixabay

11. Os imigrantes representam mais de 30% da população saudita total, pois o país depende muito da força de trabalho do Sudeste Asiático e da África. De fato, cerca de 80% da força de trabalho da Arábia Saudita não é nacional.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre Andorra
Leia Também: 12 curiosidades fascinantes sobre Angola

12. Muitos povos nômades ainda podem ser encontrados no deserto da Arábia Saudita. Essas comunidades de beduínos normalmente criam animais, geralmente cabras e camelos.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

qual a importancia das abelhas para o meio ambiente

Qual a importância das abelhas para o meio ambiente?

Gravidez

Chorar durante a gravidez pode afetar o bebê de alguma forma?