no

12 curiosidades fascinantes sobre Angola

Lar de algumas das paisagens mais deslumbrantes da África e de uma cultura vibrante, Angola é um país que surpreende em muitos sentidos.

Lar de algumas das paisagens mais deslumbrantes da África e reduto de uma cultura vibrante, Angola é um país que surpreende em muitos sentidos. Essa nação possui algumas praias realmente admiráveis, além de uma infinidade de locais históricos.

Esteja você planejando uma visita ou apenas procurando atualizar seus conhecimentos sobre Angola, aqui estão 12 fatos bastante interessantes sobre a história, geografia e cultura desse país.

1. Luanda, a capital de Angola, é comumente citada como uma das cidades mais caras do mundo. Luanda é chamada às vezes de “Nova Dubai”, por estar se desenvolvendo rápida e modernamente com o dinheiro da extração das grandes quantidades de petróleo do país, mas isso acaba dando origem a uma explosão de preços no mercado imobiliário local.

curiosidades fascinantes sobre angola 1
Foto: Pixabay

2. Sua dança principal é o semba. Esse termo vem da palavra ‘massemba’, que significa ‘tocar as barrigas’. É frequentemente confundida com o samba brasileiro e alguns até acreditam que o samba se originou do semba quando os portugueses levaram escravos angolanos para o Brasil. Independente disso ser verídico ou não, o fato é que o semba é uma dança muito divertida!

3. Muitos pratos angolanos são feitos à base de ensopados. Os ingredientes mais comuns na culinária local são arroz, feijão, frango, porco, peixe, batata-doce, tomate, quiabo e vários molhos.

4. Angola é um país jovem. De fato, dados de 2021 sugerem que cerca de 64% da população angolana tem menos de 24 anos. Infelizmente, a Guerra Civil Angolana teve um impacto significativo na composição de jovens versus idosos. Durante 27 anos, o país sofreu com os conflitos que terminaram somente em 2002, de modo que a nação ainda está se recuperando bravamente dos danos socioeconômicos causados pela guerra.

curiosidades fascinantes sobre angola 2
Foto: PxHere

5. Apesar dos longos anos de violência, Angola é um dos países mais ricos da África. Devido aos abundantes recursos de petróleo, gás e diamantes preciosos, o país geralmente figura entre os cinco países africanos com os maiores PIBs.

6. Dos 54 países africanos, Angola ocupa o sétimo lugar em termos de extensão territorial. Com quase o dobro do tamanho da França, a nação se estende por mais de 1.247.000 km². Globalmente, é classificado como o 23º maior país em território.

7. Com 105 metros de altura e 410 metros de largura, as Quedas de Calandula constituem um dos principais cartões-postais de Angola. Trata-se do segundo maior complexo de cachoeiras da África, ficando atrás somente das Cataratas de Vitória, na Zâmbia. Localizadas no município de Calandula, na província de Malanje, elas ficam a cinco horas de carro de Luanda.

Quedas de Calandula em Angola
Foto: PxHere

8. Embora Angola tenha declarado independência de Portugal em 1975, a língua oficial de Angola permanece sendo o português, semelhante ao que ocorreu com o Brasil. No entanto, muitas das línguas nativas foram preservadas e ainda são reconhecidas. Entre elas estão o Umbundu, Kimbundu, Kikongo e Tchokwe.

9. Vale mencionar que o Brasil foi o primeiro país a reconhecer oficialmente a independência de Angola em 11 de novembro de 1975, data de sua proclamação.

10. O imbondeiro é uma árvore que agrega um sentimento especial para os angolanos. A crença popular diz que Deus plantou esta árvore (também conhecida como baobá) de cabeça para baixo. Essa curiosa árvore de aspecto incomum pode ser encontrada em praticamente todo o país.

curiosidades fascinantes sobre angola 4
Foto: Pixabay

11. O principal rio de Angola é o Kwanza, nome que batiza a moeda nacional. Esse rio possui 960 km de comprimento, embora apenas 258 km sejam navegáveis.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre Andorra
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Alemanha

12. A palanca-negra-gigante (Hippotragus niger variani) é uma subespécie muito rara de antílope que existe apenas em Angola. À beira da extinção, essa criatura se tornou um símbolo nacional do país. De fato, os angolanos têm grande respeito por esse animal, que simboliza a vivacidade, a velocidade e a beleza, segundo a mitologia africana.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

por que algumas pessoas gostam de ofender as outras

Por que algumas pessoas gostam de ofender as outras?

Mitos sobre videogames

Quais são os maiores mitos sobre videogames?