O voleibol, assim como qualquer outro esporte, tem o objetivo de ajudar seus praticantes a fazer alguma atividade física que também seja boa para a mente. De fato, o vôlei é praticado em todo o mundo por pessoas de várias idades por conta dos muitos benefícios que ele promove, incluindo a valorização do espírito de equipe e a coordenação.
Pensando nisso, nós do Zona Curiosa resolvemos listar alguns fatos curiosos que muitas pessoas ainda desconhecem sobre esse desporto.
1. O vôlei foi inventado por William George Morgan, um educador americano. Morgan era conhecido do inventor do basquete, James Naismith, o qual serviu de inspiração para que ele criasse o seu próprio esporte. Pegando uma rede de badminton e a câmara de ar de uma bola de futebol, ele criou o conceito do voleibol.
2. Desde o início, Morgan queria um jogo no qual os jogadores não precisassem correr. Na prática, ele queria um esporte que fosse bastante físico ao ponto de exigir que os jogadores realizassem muitas ações, mas que não estimulasse o contato direto com os jogadores adversários.
3. Originalmente, o voleibol tinha um nome bem curioso: mintonette. Isso se dava ao fato do esporte ter sido levemente baseado no badminton (“minton” se transformou em “mintonette”). O jogo foi rebatizado de “voleibol” por outro educador, Alfred S. Halstead, que até hoje é creditado como o principal popularizador do esporte.
4. A regra dos três toques, que afirma que os jogadores de uma equipe só podem acertar a bola no máximo três vezes antes de devolvê-la ao campo de jogo do outro time, foi introduzida em 1920. Isso ajudou a aumentar o ritmo do jogo e melhorar sua ação. Com os toques limitados, os jogadores passaram a manusear a bola da melhor maneira possível para tentar obter a pontuação.
5. O primeiro jogo de vôlei foi uma partida de exibição disputada em 1896 no Springfield College, uma instituição de ensino superior em Massachusetts então conhecida como International YMCA Training. A primeira vez que o vôlei figurou como esporte olímpico foi nas Olimpíadas de Tóquio de 1964. Na ocasião, o Japão conquistou o bronze, a Tchecoslováquia ficou em segundo lugar e a União Soviética voltou para casa com o ouro.
6. Antigamente, bolas feitas com as câmaras de ar das bolas de basquete eram usadas no vôlei, mas seu peso impedia os jogadores de manter a bola em voo de maneira adequada. Na prática essas bolas eram muito leves e lentas.
7. As primeiras bolas criadas especificamente para o vôlei eram totalmente brancas. A primeira vez que bolas de vôlei coloridas foram permitidas em torneios foi em 1998. Isso foi adotado para tornar mais fácil a visualização da bola pelos espectadores que assistem aos jogos pela TV.
8. O jogador de vôlei mais alto do mundo é Wuttichai Suksara, da Tailândia, com 2.24 m de altura. Ele sofre de uma condição médica popularmente conhecida como gigantismo e desde o início teve dificuldades em encontrar sapatos do seu tamanho (ele calça 55), o que levou uma empresa japonesa a produzir sapatos especialmente para ele. Por outro lado, o jogador mais baixo é o líbero iraniano Farhad Zarif, que tem apenas 1.65 m de altura.
9. O voleibol é classificado como o sexto esporte competitivo mais popular do mundo, mas segundo a Comissão do Programa Olímpico, ele é o mais disputado. O esporte tem cerca de 900 milhões de fãs em todo o mundo e ostenta o maior número de ligas profissionais.
10. Acredita-se que o vôlei de praia tenha surgido em Waikiki, no Havaí. No entanto, o esporte como o conhecemos hoje, com duas equipes de dois jogadores cada, começou a ser jogado em 1930 no Athletic Club em Santa Mônica, na Califórnia.
11. As bolas do vôlei de praia absorvem melhor a umidade e normalmente apresentam cores mais vivas e brilhantes, enquanto as bolas de vôlei de quadra possuem cores mais claras e foscas.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o golfe
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o tênis
12. O treinador de maior sucesso no vôlei é o brasileiro Bernardo Rocha de Rezende, carinhosamente chamado de Bernardinho. Ele conquistou mais de 30 títulos importantes do vôlei em uma carreira de mais de 20 anos no esporte. Ao longo de sua jornada no mundo do voleibol, ele treinou times brasileiros masculinos e femininos e chegou a conquistar uma prata olímpica como jogador.
Um esporte muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉