O golfe é um esporte praticado em todo o mundo, sendo especialmente popular em países como Irlanda, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos. Esse esporte é apreciado por muitos por várias razões, afinal, é versátil, oferece uma ótima oportunidade de se conectar com outros jogadores e é relaxante, sem falar que não podemos negar a beleza dos campos de golfe.
Pensando nisso, listamos aqui 12 fatos sobre o golfe que exploram desde sua história e evolução aos seus campos e equipamentos.
1. O jogo moderno de golfe remonta à Escócia do século XV. Embora a origem do jogo não seja clara, os historiadores acreditam que o golfe pode estar associado ao paganica, um antigo jogo romano que envolvia acertar uma bola de couro com um taco dobrado. Esse esporte também pode estar enraizado num jogo chinês chamado chuiwan, em que um pedaço de pau é usado para acertar uma pequena bola e afundá-la em um buraco no chão.
2. O golfe chegou a ser banido não apenas uma, mas três vezes na Escócia, entre os anos de 1457 e 1744. Isso porque o governo escocês acreditava que sua prática interferia no treinamento militar, sem falar que o esporte era comumente jogado em locais públicos, como ruas e propriedades comerciais, o que era visto como um incômodo.
3. Originalmente, as bolas eram feitas de couro embrulhado em penas de ganso. Quando os fabricantes perceberam que as bolas de couro e penas não estavam funcionando adequadamente, eles começaram a fazer experiências com outros materiais, como madeira. Felizmente, a coisa toda evoluiu, de modo que as bolas modernas são feitas a partir de um escudo de elastômero de poliuretano e núcleo de borracha sintética.
4. Uma bola de golfe moderna possui entre 300 a 500 covinhas que ajudam a impulsioná-la. Na prática, cada alvéolo cria uma turbulência que mantém a corrente principal mais próxima de toda a superfície da bola, o que aumenta a pressão do ar na parte de trás e lhe confere um impulso maior e com melhor direcionamento.
5. O golfe pode ser visto como um esporte de elite nos dias atuais, mas originalmente era um jogo que até os camponeses praticavam para passar o tempo. A paisagem geográfica da Escócia era (e ainda é) ideal para jogar golfe.
6. O golfe é possivelmente o único esporte com bola que não possui uma área ou quadra padronizada. Na prática, o campo de golfe consiste em uma área aberta com uma série de buracos localizados em diferentes terrenos. A dificuldade do jogo aumenta ou diminui dependendo do layout e arranjo do terreno.
7. Os jogadores de golfe têm que lidar com diferentes formas de terreno em um campo. Isso inclui o fairway, a grama alta e áspera, as armadilhas de areia ou a presença de obstáculos como pedras e água.
8. No passado, não havia um padrão com relação ao número de buracos em um campo de golfe. Hoje, a maioria dos campos de golfe consiste em 18 buracos, que é considerado o número padrão para a prática profissional do esporte.
9. A rainha Mary Stuart da Escócia é considerada a “Mãe do Golfe” porque foi a primeira mulher conhecida a praticar o esporte. A rainha era uma ávida golfista e sempre reservava um tempo para jogar uma partida. De fato, ela era tão fã do esporte que supostamente jogou golfe poucos dias após o assassinato do marido. Embora provavelmente tenha sido um boato iniciado por seus inimigos, essa alegação prejudicou a reputação de Mary.
10. Para atender aos padrões regulamentares, os buracos de golfe devem ter um diâmetro de 10,79 cm (4,25 polegadas) e uma profundidade de 10 cm (4 polegadas). Um valor acima ou abaixo disso tornará o buraco profissionalmente irregular. Curiosamente, os buracos são feitos com o uso de cortadores especiais que removem o solo em forma de cilindro em um único puxão.
11. Os buracos de golfe nem sempre ficam no mesmo lugar e podem ser movidos regularmente, o que é especialmente vantajoso para manter o bom estado da grama em todo o campo. De fato, mover os buracos é importante durante os dias mais agitados, quando a grama corre o risco de ficar mais gasta.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o tênis
Leia Também: 12 curiosidades fascinantes sobre o futebol americano
12. Alguns jogadores de golfe acreditam que usar um tee (dispositivo de madeira ou plástico que sustenta a bola para cada tacada inicial) na cor vermelha resultará em tacadas imprecisas. Outra crença supersticiosa comum entre os golfistas é nunca lavar a bola se estiverem tendo uma ótima sequência de jogadas.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉