O futebol americano é definitivamente o esporte mais popular nos Estados Unidos. Nos anos 1990, ele ultrapassou o basebol como o esporte mais popular da nação e, desde então, seus jogos carregam consigo algumas das maiores audiências da TV americana.
Pensando nisso, listamos aqui alguns fatos curiosos que ajudam a ilustrar um pouco da grandiosidade por trás dessa modalidade esportiva.
1. O futebol americano surgiu como uma variação do rugby que recompensa qualidades como velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta dos jogadores. Esse esporte se tornou muito popular nas faculdades americanas no final do século XIX.
2. O rugby surgiu na Inglaterra, como uma variação do futebol, por isso era formalmente chamado de rugby-football, para se diferenciar do futebol que conhecemos, cujo nome “oficial” é association-football. Apesar disso, informalmente, os dois desportos eram chamados simplesmente de football. Com isso, a nomenclatura informal do nome foi carregada junto com o esporte estadunidense, de modo que o futebol americano nos Estados Unidos é chamado simplesmente de football.
3. A American Professional Football Association foi formada em 1920. Dois anos depois, mudou seu nome para National Football League (NFL), que acabaria se tornando a liga principal do futebol americano.
4. São necessárias cerca de 600 vacas para obter o couro necessário para produzir as bolas utilizadas numa temporada completa da NFL.
5. Muitos times se mudaram para diferentes cidades e estados durante a longa história da NFL. Por exemplo, o Baltimore Colts mudou-se para Indianápolis em 1984 e tornou-se o Indianapolis Colts. Já o Cleveland Browns mudou-se para Baltimore em 1996 e tornou-se o Baltimore Ravens.
6. O time mais rico da NFL é o Dallas Cowboys. Esse time tem um valor estimado em aproximadamente US $ 2,1 bilhões e gera quase US $ 269 milhões em receita anualmente.
7. As líderes de torcida da NFL geralmente ganham US$ 150 por jogo. O problema é que elas precisam gastar dinheiro com maquiagem, acessórios de cabelo, aulas de dança, entre outras coisas e, por conta disso, podem acabar perdendo dinheiro no fim das contas.
8. O Super Bowl, o jogo final do campeonato da NFL, é o evento desportivo de maior audiência televisiva do país, sendo assistido anualmente por milhões de pessoas nos Estados Unidos. Ele também é o evento que apresenta a publicidade mais cara da televisão mundial, pois os patrocinadores desembolsam pequenas fortunas para exibirem suas propagandas no intervalo da transmissão.
9. Apenas dois anos após o término de suas carreiras, aproximadamente 78% dos jogadores da NFL vão à falência. A total falta de orientação financeira contribui muito para esse problema.
10. Embora o futebol americano sempre tenha sido um esporte de muito contato físico, os capacetes não eram uma peça de equipamento obrigatória nos campos universitários até 1939 e só se tornaram obrigatórios na NFL em 1943.
11. Georgia Tech detém o recorde de mais pontos marcados em um jogo de futebol americano universitário. Em 1916, o time da faculdade obteve a vitória mais desigual de todos os tempos ao vencer a Universidade de Cumberland por 222 a 0.
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre o surfe
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o basquete
12. O último jogo sem gols da NFL ocorreu em 1943, quando o Detroit Lions e o New York Giants promoveram um empate por 0-0.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉