Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e um dos mais próximos da Terra. Graças a isso, sabemos de sua existência desde a antiguidade e temos estudado e aprendido muito sobre ele.
Mercúrio é um dos planetas mais interessantes porque nos ajudou a entender muito sobre a criação de nosso próprio Sistema Solar. Pensando nisso, listamos aqui 12 fatos curiosos que ajudam a explicar um pouco do que há por trás desse corpo celeste.
1. Mercúrio foi batizado com esse nome em uma homenagem ao deus romano do comércio, da trapaça e da comunicação. Seu equivalente grego é o deus Hermes.
2. Demora apenas 88 dias terrestres para Mercúrio viajar ao redor do Sol, mas leva 58 dias para girar em torno de seu próprio eixo. Na prática, isso significa que um dia nesse planeta tem aproximadamente dois terços da duração de um ano.
3. Mercúrio é considerado um “planeta telúrico”, junto com Vênus, Terra e Marte. Esse grupo abrange os planetas que são compostos principalmente de rochas e metais de silicato, ao contrário dos gigantes gasosos como Júpiter e Saturno.
4. Mercúrio está tão próximo do sol que as temperaturas diurnas chegam em certas regiões podem chegar a 427ºC. Para se ter uma ideia, isso é quente o suficiente para derreter chumbo!
5. Por outro lado, como quase não tem atmosfera para reter o calor, a superfície de Mercúrio resfria a uma temperatura congelante de -182ºC durante o período da noite.
6. Mercúrio é notavelmente semelhante à Lua da Terra, pois apresenta características de superfície e formações de crateras quase idênticas.
7. Uma das características mais proeminentes de Mercúrio é a Bacia Caloris, uma cratera gigante que muito provavelmente se formou quando um grande asteroide colidiu com o planeta.
8. Até o momento, as únicas missões de exploração em profundidade realizadas por lá foram executadas pela sonda espacial Mariner 10 em 1973 e pela MESSENGER em 2008.
9. A superfície desse planeta revela que ele já foi inundado por lava, mas toda a atividade geológica cessou há milhões de anos.
10. Mercúrio não pode ser visto a olho nu quando o céu está totalmente escuro. Na prática, esse planeta só aparece em momentos bem específicos ao anoitecer e ao amanhecer.
11. Mercúrio tem um campo magnético fraco, o que indica um núcleo parcialmente derretido. Isso foi uma surpresa para os cientistas, pois muitos deles esperavam que esse planeta fosse completamente solidificado.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a interpretação dos sonhos
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a hipnose
12. Mercúrio é um dos dois únicos planetas em nosso sistema solar que não possuem luas ou anéis. O outro é Vênus.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉