no

12 curiosidades interessantes sobre bruxas

Você pode até pensar que sabia tudo o que havia para saber sobre bruxas através de filmes e séries, mas há muito mais por trás desse tema.

As bruxas são algumas das criaturas mais fascinantes de toda a história. Elas não apenas abundam em contos de ficção, mas também têm existido por séculos na vida real. No entanto, se você pensava que sabia tudo o que havia para saber sobre bruxas por conta de de filmes como os da franquia “Harry Potter”, saiba que há muito mais por trás desse tema.

Desde as origens perturbadoras dos seus chapéus pontudos até a última condenação de uma pessoa por bruxaria, aqui estão algumas curiosidades fascinantes sobre as bruxas que certamente vão te deixar surpreso.

1. Os chapéus pontudos das bruxas estão enraizados no anti-semitismo. Em 1215, o Quarto Concílio de Latrão, um conselho convocado pelo Papa Inocêncio III em Roma, exigiu que os judeus se identificassem usando um chapéu judeu em forma de cone. De acordo com o Slate, por volta de 1431, até “os códigos legais húngaros exigiam que os infratores de feitiçaria andassem entre seus pares com ‘chapéus pontudos de judeus’.”

Bruxas
Foto: Pixabay

2. Vestir-se de bruxa é uma das fantasias mais populares de todo Halloween, mas se você quisesse ganhar o Recorde Mundial do Guinness pelo “maior encontro de pessoas vestidas de bruxas ao mesmo tempo”, precisaria de cerca de muitas pessoas dispostas a alcançar o mesmo objetivo. O recorde atual foi estabelecido em 16 de novembro de 2013, em Sort, na província de Lérida, na Espanha, e incluiu 1.607 participantes fantasiados.

3. A histeria relacionada às bruxas estourou na Europa entre os anos 1500 e 1660, e um grande número de pessoas foram condenadas à morte. Estima-se que 40.000 bruxas suspeitas morreram durante esses anos, segundo o The Guardian.

4. Você pode até não associar as bruxas à Bíblia, mas o livro de 1º Samuel contém o que pode ser um dos primeiros registros de uma bruxa. De acordo com o History, a passagem “conta a história de quando o Rei Saul procurou a Bruxa de Endor para convocar o espírito do profeta Samuel para ajudá-lo a derrotar o exército filisteu”.

curiosidades interessantes sobre bruxas 2
Foto: Pixabay

5. A feitiçaria se tornou uma preocupação tão séria no século 15 que, em 1484, o papa Inocêncio VIII emitiu uma bula pontifícia pedindo a destruição da disseminação da feitiçaria na Alemanha. Após sua bula, em 1486, dois sacerdotes dominicanos, Johann Sprenger e Heinrich Kraemer, escreveram “Malleus Maleficarum”, que incluía relatos detalhados sobre como localizar, investigar e punir bruxas. Na época, o livro foi aceito tanto por católicos romanos quanto por protestantes.

6. Muitas bruxas modernas têm uma coleção de rituais ou receitas que usam em suas cerimônias ou festivais. Quando reunidos em uma coletânea, o trabalho é chamado de “Livro das Sombras”.

7. Como surgiu a ideia de que as bruxas voam em vassouras? Bem, tudo isso tem a ver com o alucinógeno de alcaloide propano. Essa substância causa sono e provoca sonhos sobre voos, “passeios selvagens” e “danças frenéticas”, ou seja, tudo aquilo que povoa o imaginário popular sobre a “rotina das bruxas”.

curiosidades interessantes sobre bruxas 3
Foto: Pixabay

8. Junto com a magia e as vassouras, os gatos pretos também são comumente associados às bruxas. Essa associação vem de uma crença cristã puritana do século 15 de que bruxas podiam se transformar em gatos pretos a qualquer momento para evitar a morte.

9. Historicamente, as praticantes de magia branca eram conhecidas como bruxas brancas. Na prática, elas eram mais curandeiras populares do que pessoas tortuosas em busca de trabalho duplo.

10. Em 23 de abril de 2017, Nicola Nuttall, do Reino Unido, disputou a Maratona de Londres usando uma fantasia de bruxa (ela até colocou um chapéu pontudo). Ao cruzar a linha de chegada em 3 horas, 26 minutos e 13 segundos, ela estabeleceu o recorde mundial para a maratona mais rápida corrida por uma mulher vestida de bruxa.

curiosidades interessantes sobre bruxas 4
Foto: BBC News

11. A última vez que alguém foi condenado por bruxaria foi há apenas 75 anos. Jane Rebecca Yorke era uma médium de Londres que entrou no radar da polícia londrina por causa das alegações de que ela poderia falar com pessoas que tinham morrido na guerra. Ela foi julgada pela acusação de se aproveitar da dor dos familiares dos mortos durante a guerra e foi condenada sob a Lei da Bruxaria, uma lei aprovada em 1735. No entanto, em vez de ser queimada na fogueira, ela foi multada em 5 libras.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre as cores
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a neve

12. As bruxas não só existiram há milhares de anos, mas ainda estão presentes nos tempos modernos. De acordo com uma análise de vários estudos da Newsweek, havia aproximadamente 1,5 milhão de bruxas praticantes nos EUA em 2018, o que significa que elas superavam ligeiramente os 1,4 milhão de membros da Igreja Presbiteriana no país.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Sol pode nos deixar mais felizes

O sol pode nos deixar mais felizes?

Montadoras de carros no automobilismo

Por que as montadoras de carros investem no automobilismo?