A Volkswagen é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo. A empresa foi fundada em 1937 pela Frente Alemã para o Trabalho, uma organização alemã criada em substituição aos sindicatos durante a ascensão de Adolf Hitler ao poder.
De lá pra cá, a Volkswagen tem fabricado e comercializado veículos que revolucionaram completamente a indústria automobilística, embora também tenha se envolvido em grandes escândalos. Dito isto, listamos aqui 12 fatos curiosos que você provavelmente não sabe sobre essa montadora alemã.
1. Embora não seja algo digno de orgulho por parte dos alemães, a verdade é que Adolf Hitler foi o principal responsável pela fundação da Volkswagen. A marca foi criada quando a maioria dos alemães não tinha carro, ao mesmo tempo em que Hitler queria um meio de transporte acessível que fosse grande o suficiente para acomodar 2 adultos e 3 crianças, que era a configuração típica de uma família alemã naquela época. A partir desse conceito, nasceu o Fusca.
2. O Fusca é certamente o carro mais emblemático da história da Volks. De fato, esse veículo deteve o recorde mundial de carro mais vendido durante a maior parte do século XX. Até hoje é possível encontrar modelos que ainda estão em boas condições e que funcionam perfeitamente. Esse carro sempre foi conhecido por sua economia de combustível e se tornou um campeão de vendas por causa de seu preço acessível.
3. Além de carros, a Volkswagen também produz motores marítimos a diesel para barcos a motor, reatores químicos, turbinas a vapor, gás e turbocompressores. A empresa também investe pesadamente no Wolfsburg FC, um clube de futebol que disputa a liga nacional.
4. A cidade de Wolfsburg é o lar de várias empresas alemãs, mas é a Volkswagen que se destaca das demais. Para se ter uma ideia, a maioria dos habitantes de Wolfsburg trabalha direta ou indiretamente para a Volks. A fábrica produziu mais de 45 milhões de carros desde que foi estabelecida por lá, há mais de 73 anos.
5. Pouca gente sabe, mas a Volkswagen tem uma longa história de nomear seus veículos com base nas correntes oceânicas. Por exemplo, Golf vem de “Golfstrom”, que é o nome alemão para a Corrente do Golfo; já o nome Polo vem de “Polar Wind”, que é um dos nomes do fluxo de plasma nos polos da Terra.
6. A China é o maior mercado da Volkswagen. A montadora vendeu 3,18 milhões de carros na China somente em 2017. Vale destacar que a China tem uma das maiores concentrações de famílias de classe média do mundo, sendo que essas famílias geralmente têm renda suficiente para comprar carros novos com uma certa frequência.
7. A Kombi é outro automóvel icônico da Volkswagen. Essa van foi lançada pela primeira vez em 1949 e esteve na linha de montagem por mais de 50 anos, até ser descontinuada em 2013.
8. A Volkswagen é a maior fabricante de automóveis do mundo em termos de vendas. Para se ter uma ideia, a montadora vendeu 10,7 milhões de carros em 2017, o que equivale a 300 mil veículos a mais do que a Toyota, que dominou o mercado automotivo mundial na última década.
9. O escândalo Dieselgate foi o maior desafio que a Volks enfrentou desde a sua fundação em 1937. O escândalo envolveu várias técnicas fraudulentas usadas pela Volkswagen para reduzir artificialmente as emissões de dióxido de carbono e óxido de nitrogênio dos seus motores a diesel e gasolina em testes regulatórios. A empresa inicialmente negou qualquer irregularidade, mas acabou se vendo forçada a assumir a responsabilidade depois que ficou claro que não iria se safar, o que levou ao indiciamento judicial de vários executivos.
10. O Golf surgiu devido à queda nas receitas do Fusca. O carro chegou à linha de montagem pela primeira vez em 1974 e ainda está em produção. De acordo com a própria Volkswagen, o Golf é o veículo mais bem-sucedido da empresa até o momento, com mais de 29 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
11. O Grupo Volkswagen é composto por mais de 12 marcas diferentes. De um modo geral, essas marcas são associadas ao luxo e, portanto, não produzem carros acessíveis. Porsche, Lamborghini, Bentley, Skoda e Audi são algumas das marcas que mais têm contribuído com as vendas totais do grupo.
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre a Mazda
Leia Também: 12 curiosidades fascinantes sobre a Aston Martin
12. Por um dia, o Grupo Volkswagen sentiu o gostinho de ser a empresa mais valiosa do planeta. Esse dia foi 29 de outubro de 2008, uma data que contou com uma série complexa de fatores externos e internos envolvendo as ações da empresa que levaram a essa discrepância de valores.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉