Se você inveja seu gato pelas horas que ele passa dormindo todos os dias, não se preocupe, você não é o único! Quer o seu gato durma em cima de você, em uma cadeira, sob a mesa e nos lugares mais estranhos e improváveis, saiba que os gatos precisam de todo esse descanso para se manterem saudáveis.
Ao longo deste artigo, iremos discutir por que os gatos dormem tanto e analisar quantas horas eles costumam dormir por dia.
Quantas horas por dia os gatos filhotes dormem?
Se você tem uma ninhada de gatinhos recém-nascidos em casa, certamente perceberá que eles passam a maior parte do tempo dormindo. Também é normal que isso possa causar preocupação para qualquer criador de gatos, mas desde que os filhotinhos acordem para comer e sejam limpos por sua mãe, não há necessidade de se preocupar.
Durante os primeiros dias de vida dos gatinhos e até por volta da 4ª ou 5ª semana, esses animais dormem cerca de 90% do tempo. Isso se traduz em 20 horas de sono por dia! Todo esse tempo de sono é necessário porque, enquanto os gatinhos estão dormindo, os hormônios que estimulam seu crescimento são liberados. Consequentemente, esta quantidade de sono garante que essas criaturas se desenvolvam normalmente no período de tempo estipulado.
Embora os gatinhos durmam muito, eles não permanecem completamente inativos. De fato, não é incomum notar que, quando o seu gatinho está em um sono profundo, ele tende a mover suas patas. Esses movimentos correspondem ao exercício necessário para o desenvolvimento correto do animal.
A partir da 5ª semana, os gatinhos reduzem drasticamente as horas de sono para cerca de 65% do tempo. Você notará que mais de 45% desse tempo será dedicado a brincar e se alimentar.
Quantas horas por dia os gatos adultos dormem?
Após a 5ª semana e antes do 1º ano de vida de um gato, como já mencionamos, os gatinhos dormem apenas 65% do tempo. No entanto, quando um gato atinge a idade adulta, o número médio de horas que ele dorme aumenta novamente.
Este tempo de sono volta a aumentar para cerca de 70% e 75%, o que corresponde a 15 ou 16 horas por dia. Geralmente, leva um ano até que um gato chegue à idade adulta. Este tempo, entretanto, depende da raça do gato, pois algumas raças demoram mais para atingir a idade adulta.
Apesar desses longos períodos de descanso, um gato adulto nunca dorme 16 horas seguidas. Essas 16 horas de sono geralmente são divididas em cochilos ao longo do dia. Durante esses momentos de cochilo, você notará que seu gato acordará com bastante facilidade. Além disso, na maioria dos casos, um gato só cai em sono profundo uma ou duas vezes por dia.
Por que eles dormem tanto?
Não há um consenso sobre o motivo pelo qual os gatos dormem tanto, embora a maioria dos estudos seja lisonjeira a esse respeito. Na maioria dos casos, esses estudos indicam que a razão para isso pode estar no fato de que eles são bons caçadores e, portanto, não precisam gastar tanto tempo caçando quanto as outras espécies.
Lembre-se que, no inverno, os gatos preferem descansar mais para preservar o máximo de calor corporal possível. Isso também explica por que os gatos procuram os lugares mais quentes para descansar. Na prática, esse instinto parece ter sido preservado pelos gatos domésticos.
Leia Também: Por que os gatos têm bigodes?
Leia Também: É verdade que os cães podem sentir que uma mulher está grávida?
Vale destacar que a sonolência dos gatos também pode ser causada pelo tédio. Se o seu gato é demasiadamente preguiçoso ou letárgico, considere brincar mais com o seu bichano, oferecendo brinquedos e passando mais tempo com ele. No entanto, nunca interrompa o tempo de sono de um gato, pois isso poderá deixá-lo muito estressado!
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉