no

Como são feitas as estátuas de cera?

O trabalho de criação de estátuas de cera semelhantes a humanos é, sem surpresa, um procedimento muito complexo.

É bem provável que você já tenha ouvido falar no Madame Tussauds, uma atração turística pra lá de curiosa onde é possível encontrar estátuas de personalidades eminentes de diferentes campos, como política, cultura popular, esportes e história. No entanto, estas não são estátuas regulares produzidas com pedra ou mármore, mas inteiramente feitas de cera!

Além do Madame Tussauds, existem muitos outros destinos populares no mundo que apresentam estátuas de cera. De um modo geral, essas estátuas costumam ser incrivelmente realistas, o que levanta uma questão interessante: afinal, como os artistas conseguem fazer estátuas de cera tão reais?

Bem, o processo de criação de estátuas de cera semelhantes a humanos é, sem surpresa, um procedimento muito complexo. No entanto, uma vez que o processo é decomposto, a criação de escultura em cera pode ser dividida em alguns segmentos principais, que serão explicados brevemente a seguir.

como sao feitas as estatuas de cera 1
Foto: Pixabay

Tudo começa com as medidas corporais e confecção do molde

Para fazer um modelo de cera de um sujeito, a primeira coisa a se fazer é tomar as medidas precisas de seu corpo. De acordo com o Washington Post, para capturar a verdadeira semelhança da pessoa, os escultores usam informações relacionadas ao corpo e à musculatura a partir de uma variedade de fontes, fotografias e filmagens de vídeo.

Após todas as medições relevantes serem obtidas, um esqueleto de alumínio e aço é criado. Para formar um contorno grosseiro da musculatura, podem ser usados jornais e até mesmo tela de arame.

Após posicionar o corpo dentro de um esqueleto metálico, ele é coberto de argila. O molde usado nas figuras de cera consiste em diferentes materiais para várias partes do corpo. Por exemplo, um molde de gesso pode ser usado para fazer a cabeça da estátua, enquanto que moldes de alginato dentário podem ser considerados mais adequados para a confecção das mãos.

Estátuas de cera
Foto: Pixabay

Fundição da cera e adição de cabelo

Essa parte é bem direta: aqui, a cera derretida é preenchida nos moldes para solidificar (posteriormente) e assumir a forma desejada. Uma coisa interessante a notar é que a cera se contrai à medida que se solidifica. Portanto, os moldes normalmente costumam ser 2% maiores do que o tamanho ideal, permitindo que a cera solidificada assuma o tamanho idealizado.

O corpo é então fundido em resina e fibra de vidro. A cera usada para a criação das mãos da estátua às vezes é adicionada com um plástico flexível chamado “elvex”, que evita que os dedos do modelo de cera quebrem.

Depois que a figura é retirada do molde, ela é minuciosamente inspecionada para a identificação de quaisquer imperfeições e costuras que, se encontradas, possam vir a atrapalhar o resultado final. Para tornar o modelo ainda mais convincente, as mãos e o rosto são aperfeiçoados através da adição de mais detalhes feitos com o uso de ferramentas de metal aquecidas.

Após esse processo, é hora de adicionar o cabelo às estátuas de cera. Vale destacar que essa é a parte mais demorada e de teste de paciência de todo o procedimento, podendo levar até seis semanas para ser concluída. Essa demora vem do fato de que os fios de cabelo são presos individualmente à figura de cera usando agulhas extremamente finas.

Estátuas de cera
Foto: Pixabay

A conclusão do trabalho de criação das estátuas de cera

No segmento final de todo o processo, a cor da pele é estabelecida por meio de tintas à base de óleo. Entretanto, ao invés de passar a cor sobre a figura da maneira tradicional, a tinta é pontilhada na cera para dar a ela uma textura mais humana.

Embora seja uma parte relativamente complexa, a boa notícia é que a cera é translúcida, assim como a pele e, portanto, oferece a base mais adequada para adicionar cores e fazer diferentes texturas.

Leia Também: Por que a borracha apaga o lápis e não a caneta?
Leia Também: Por que os animais não falam como os humanos?

Dito isto, da próxima vez que você olhar para uma estátua de cera, admire não apenas a estátua em si, mas também a paciência e o trabalho árduo que seus escultores tiveram que colocar em prática para torná-la tão realista!

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Dilema ético

O que é um dilema ético?

Pum pode pegar fogo

Um pum pode pegar fogo?