De acordo com o conhecimento popular, nada melhor do que um prato caprichado de canja de galinha para combater a gripe. Segundo muitos, ao cheirar os vapores quentes e degustar a primeira colher, você já pode sentir parte da energia retornar ao corpo.
A canja de galinha é quase universal em seu apelo, de modo que praticamente todas culturas conta com alguma versão própria desse caldo com infusão de carne. Mas, afinal de contas, o que há na canja de galinha que a torna um remédio tão bom para resfriados? Há alguma evidência científica por trás das supostas habilidades de cura da canja de galinha com relação à gripe?
Canja de galinha ajuda a diluir o muco e limpar as vias respiratórias
Uma das principais formas pelas quais a canja de galinha ajuda a combater a gripe ocorre por meio da cisteína. A cisteína é um aminoácido que ajuda a diluir o muco nas vias respiratórias e nos pulmões, o que pode ajudar a pessoa doente a se recuperar de um resfriado. Especificamente, o frango é rico em cisteína e, durante o cozimento de sua carne, a cisteína é liberada no caldo.
Em 1978, pesquisadores do Mount Sinai Medical Center, nos Estados Unidos, testaram o quão bem os seguintes líquidos limpavam as passagens nasais: água fria, água quente e canja de galinha. Ao término do estudo, eles descobriram que os líquidos quentes funcionavam muito melhor na limpeza das vias aéreas do que a água fria, sendo que a canja de galinha era significativamente superior à água quente pura.
Neste sentido, deve-se observar que quanto mais fácil fluir o muco, melhor será para um indivíduo se livrar do vírus que está causando a gripe, o que consequentemente proporcionatá algum alívio.
Canja de galinha ajuda a reduzir a inflamação
O fato de que a gripe sempre deixa o nariz entupido tem a ver com a inflamação. Basicamente, quando a passagem nasal é infectada por um vírus, uma onda de substâncias químicas, chamadas de citocinas, é liberada. Essas citocinas basicamente “soam o alarme” quando notam a presença de um agente intruso, o que inicia uma reação de hipersensibilidade.
Sentindo esse alarme químico, os vasos sanguíneos se dilatam e aumentam o fluxo sanguíneo para a área, o que significa que mais glóbulos brancos (os principais protetores do nosso sistema imunológico) podem chegar ao local da “emergência”. Então, as paredes dos vasos sanguíneos permitem que os glóbulos brancos migrem para o trato respiratório, o que leva à inflamação.
A boa notícia é que a canja de galinha alivia isso, evitando que os glóbulos brancos migrem e grudem nos tecidos das vias respiratórias. Um artigo publicado em 2000 estudou o movimento dos neutrófilos, um importante tipo de glóbulo branco, em direção a um atrativo químico (algo para o qual os neutrófilos migram), normalmente visto em reações inflamatórias.
Com o fim do estudo, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a canja de galinha, quando misturada com o atrativo químico, impedia os neutrófilos de se moverem em direção a essa substância.
Uma palavra final
Apesar de termos abordado especificamente a canja de galinha, vale destacar para todos os vegetarianos e veganos por aí que uma sopa quente feita de caldo de vegetais também pode funcionar perfeitamente. Vegetais como cenoura, cebola, salsão e nabo impedem a migração de neutrófilos, de modo que, em conjunto com aromáticos como alho e gengibre, suas vias nasais devem conseguir se abrir da mesma maneira.
Na prática, a cebola libera cálcio, enxofre e proteínas que ajudam a combater o inchaço e a reduzir a congestão nasal. Por sua vez, as cenouras são ricas em vitamina A, que fortalece os glóbulos brancos para que possam combater melhor as infecções.
Também vale mencionar que beber chá também auxilia no funcionamento adequado das vias nasais. Curiosamente, um estudo de 2018 publicado na revista Molecules descobriu que o gargarejo com chá, ou mais especificamente, chá rico em catequinas (como no caso do chá verde), reduz o risco de infecção por gripe.
Leia Também: Como os antibióticos matam as bactérias?
Leia Também: Por que dormimos melhor no frio?
Então, da próxima vez que você ficar gripado, aconchegue-se em um local confortável, deixe alguns lenços de papel ao seu lado, sintonize o seu programa de TV favorito e consuma um prato da boa e velha canja de galinha ainda quente!
E você, também é um adepto da canja de galinha? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉