no

Por que os favos de mel das abelhas têm forma de hexágonos?

Favos de mel com forma de hexágonos comprovam que as abelhas são insetos capazes de entender noções de geometria.

Se você já observou uma colmeia com a devida atenção, muito provavelmente deve ter notado que as pequenas câmaras escuras na superfície dos favos de mel formam um padrão quase idêntico. Consequentemente, isso levanta uma questão interessante: afinal, por que as abelhas criam favos de mel na forma de hexágonos? Por que elas não utilizam qualquer outro formato.

Ao longo deste artigo, você vai entender que as abelhas não são apenas insetos zumbidores com faro para as flores, mas grandes gênios da geometria!

Favos de mel
Foto: Pixabay

Por que as abelhas precisam dos favos de mel?

Bem, basicamente, as abelhas precisam de um lugar onde possam não apenas descansar, mas também armazenar seu mel. Para fazer isso, as abelhas constroem favos de mel. As abelhas precisam do mel para sustentar a vida da sua prole, de modo que para manter o favo de mel unido, um espaço de armazenamento seguro é essencial.

De um modo geral, poucas pessoas percebem que são necessárias milhares de viagens para uma abelha produzir uma quantidade minúscula de mel. Dito isto, faz sentido que elas construam uma estrutura tão impressionante para garantir que não haverá a perda do mel coletado depois de tantos voos por aí.

por que os favos de mel das abelhas tem forma de hexagonos 2
Foto: Pixabay

O formato de hexágonos é o que faz mais sentido

Como você pode ver, as abelhas precisam de um espaço para armazenar o néctar (que coletaram das flores) e protegê-lo de fatores externos até que seja transformado em mel. Para isso, elas constroem pequenos espaços de armazenamento ou células que devem ser grandes o suficiente para que possam ser usados como um espaço de amplo armazenamento.

Essas células são feitas de cera, mas as abelhas devem usar o mínimo de cera possível, pois a produção desse tipo de material requer muito trabalho árduo. Além disso, elas também buscam maximizar continuamente o espaço de armazenamento de néctar.

Em outras palavras, as abelhas, assim como qualquer outro ser vivo, estão sempre buscando desenvolver um projeto que promova o máximo de espaço de armazenamento para o mel com a menor utilização possível de sua valiosa cera. Neste caso, a forma que as abelhas passaram a escolher é um conjunto de hexágonos.

Em primeiro lugar, os hexágonos são muito fáceis de empilhar lado a lado sem perturbar a geometria de toda a estrutura. Isso significa que muitas abelhas podem trabalhar simultaneamente nos favos de mel, sendo que esse processo pode ser feito de forma eficiente. Além disso, os hexágonos se encaixam muito bem e de forma ordenada um ao lado do outro, não permitindo absolutamente nenhum vazamento em toda a estrutura, minimizando o desperdício.

por que os favos de mel das abelhas tem forma de hexagonos 3
Foto: Pixabay

Mas por que as abelhas não escolhem outra forma, como um círculo ou um quadrado?

Mesmo que um favo de mel fosse feito através da combinação ordenada de muitos círculos, ainda haveria um pequeno espaço deixado entre todos os círculos adjacentes. Na prática, isso aconteceria porque a área de contato entre os círculos adjacentes seria muito pequena.

Agora você pode estar se perguntando: tá, mas por que não utilizar um conjunto de quadrados ou triângulos? Bem, um hexágono é a forma mais próxima de um círculo, pelo menos no que diz respeito à aparência e à forma necessária que as abelhas precisam para trabalhar. Consequentemente, essa forma acaba sendo a mais eficaz para essa aplicação.

No entanto, as abelhas também levam em consideração uma motivação mais geométrica para seu projeto. Como essas criaturas precisam de muito espaço usando a menor quantidade de cera, os hexágonos se encaixam perfeitamente entre si e ainda absorvem menos cera na área de superfície para todas as paredes, oferecendo mais espaço para armazenar o mel.

Leia Também: Como o megalodon foi extinto?
Leia Também: Onde os mosquitos ficam durante o dia?

Até hoje, nenhuma outra forma provou ser melhor quando se trata dos cálculos de eficiência, o que explica por que as abelhas permaneceram utilizando os favos de hexágonos ao longo do curso evolutivo de milhões de anos e milhares de gerações.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Pão francês

12 curiosidades fascinantes sobre o pão francês

Coçar os olhos

Por que coçar os olhos promove uma sensação de alívio?