no

Por que nem todos os elefantes têm presas?

As presas dos elefantes servem a uma variedade de propósitos, como mover ou levantar objetos, coletar alimentos e arrancar cascas de árvores.

Foto: Pixabay

Normalmente associamos determinados traços ou características particulares a certos animais. Às vezes, é até difícil para nós imaginá-los sem essas características distintas. Por exemplo, quando pensamos em um elefante, seu tamanho grande, tromba longa e presas marcantes vêm imediatamente à mente, mas você sabia que nem todos os elefantes têm presas?

Ao longo deste artigo, nós vamos explorar por que as presas não estão presentes em todos os elefantes, ao mesmo tempo em que analisamos por que elas são tão especiais para muitos desses animais.

Foto: Pixabay

Quais são as principais características das presas dos elefantes?

As presas desses mamíferos são dentes incisivos que crescem a partir da mandíbula superior. Elas são feitas de marfim, um material muito duro e resistente. Embora sejam originalmente brancas, as presas tendem a ficar amareladas com o tempo. Em certas circunstâncias, as presas de alguns elefantes também podem adotar uma coloração um pouco rosada.

Vale destacar que as presas costumam apresentar tamanhos muito distintos, podendo variar de menos de um metro a mais de dois metros de comprimento. Curiosamente, alguns elefantes possuem estruturas dentais que quase tocam o solo. De acordo com seu tamanho, o peso também pode variar, mas existem registros de presas que pesam mais de 100 quilos.

Um fato interessante é que os elefantes geralmente fazem uso mais frequente de uma presa em particular, o que eventualmente deixa as presas com tamanhos desiguais.

Foto: Pixabay

Para que os elefantes usam suas presas?

As presas dos elefantes servem a uma variedade de propósitos, como mover ou levantar objetos, coletar alimentos e arrancar cascas de árvores. Além disso, se os machos estiverem competindo por uma fêmea, as presas podem ser usadas tanto para defesa quanto para confronto. Também vale mencionar que os elefantes podem usar suas presas para cavar buracos e procurar água durante a estação de seca.

Os elefantes não são a única espécie a se beneficiar de suas presas. Evidências mostram que outros animais também ganham com elas, principalmente quando são usadas para cavar poços de água, derrubar árvores ou abrir caminhos na vegetação. Algumas espécies, por exemplo, estabelecem seus ninhos nas árvores derrubadas por esses grandes mamíferos ou bebem da água que sobra.

Civilizações ao longo da história humana cobiçaram o marfim das presas dos elefantes como um material valioso. Infelizmente, isso ainda continua, o que contribui para a morte de milhares desses animais. De fato, os elefantes sofrem mais com as ações humanas do que a maioria das espécies.

O marfim obtido das presas era tradicionalmente usado em decorações de templos, botões para roupas, teclas de piano, joias, pentes, decorações para bengalas, cadeiras e uma variedade de outros objetos. Atualmente, ele é mais utilizado para a produção de diversos tipos de adornos e figuras decorativas, bem como para cabos de adagas.

Foto: Pixabay

Tá, mas por que nem todo elefante tem presa?

Embora a presença de presas seja uma característica particular desses animais, nem todos os elefantes as têm. Os elefantes-de-sumatra estão entre aqueles que não têm presas. Em outras espécies é um tanto comum ver que as fêmeas, em particular, geralmente não têm presas, enquanto uma certa porcentagem de machos as tem.

Acredita-se que alguns elefantes não possuem presas por questões evolutivas. Basicamente, esses animais cresceram em ambientes onde não há uma necessidade tão grande de usar essas “ferramentas” para fins de sobrevivência.

Leia Também: Por que as abelhas picam?
Leia Também: Por que os galos cantam ao amanhecer?

Um elefante pode sobreviver sem suas presas se elas forem removidas sem causar ferimentos graves. No entanto, como citado anteriormente, as presas são extensões dentárias e possuem terminações nervosas, o que torna a sua remoção muito dolorosa. Além disso, depois que um elefante perde suas presas, elas não voltam a crescer, afetando seriamente qualquer finalidade para a qual elas eram necessárias.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Por que as abelhas picam

Por que as abelhas picam?

As cobras têm ossos?