no

Por Que Humanos Não Têm Cauda?

A cauda é a continuação da coluna vertebral e a raça humana a perdeu conforme a evolução foi acontecendo.

Como bem sabemos, o processo evolutivo dos seres humanos começou há bastante tempo e de lá pra cá muitas coisas mudaram. Mas o mais interessante disso tudo é que de tempos e tempos, a ciência vai fazendo novas descobertas sobre os nossos ancestrais que acabam nos deixando ainda mais empolgados sobre o assunto.

Pode parecer até uma pergunta bizarra, mas você sabe por que os humanos não têm cauda? Bom, estive me questionando sobre isso e resolvi pesquisar. Se você também já teve essa dúvida, pode ficar tranquilo, pois encontrei a resposta e te contarei agora mesmo.

por que os humanos nao tem cauda zona curiosa 2

Humanos Já Tiveram Cauda

Por mais estranho e bizarro que possa parecer, sim, os humanos já tiveram cauda, não só uma, mas duas vezes na história. Em 2017, um estudo publicado pela revista Current Biology apontou que os nossos antepassados possuíam essa característica que atualmente é bastante comum de ser encontrada em animais como gato, cachorro, macacos e por aí vai.

A paleobióloga Lauren Sallen realisou um estudo em cima de um fóssil do peixe Aetheretmon valentiacum que possuía mais de 350 milhões de anos. Essa espécie tinha duas caudas, sendo  ma flexível e a outra carnosa e escamosa mais rígida. Você deve estar se questionando o quem o peixe tem a ver com a evolução humana, certo?

Por Que Humanos Não Têm Cauda?

Pois bem, com o estudo realizado por Sallen, percebeu-se que com a evolução, os animais semi-aquáticos e terrestres oriundos dessa espécie perderam a cauda flexível, dando origem a membros como braços e pernas. Como já sabemos, os nossos antepassados nem sempre foram bípedes, muito pelo contrário, eles se tornaram conforme foram evoluindo. Caso você não saiba, o cóccix é um vestígio da cauda que os nossos antepassados possuíam, quando ainda não eram bípedes.

Utilidade da Cauda

Atualmente sabemos que tudo existe com um propósito, não é mesmo? Mas você sabe qual é a utilidade da cauda? Bom, a cauda é a continuação da sua coluna vertebral e, por isso, é tão sensível quanto outras partes do corpo. Animais felinos utilizam a cauda para manter o equilíbrio ao subir em árvores, por exemplo.

Em algumas espécies de macacos, como por exemplo macaco-aranha e micos-leões, a cauda funciona como uma quinta pata, que é utilizada para se pendurar e se apoiar em galhos, oferecendo grande agilidade.

por que os humanos nao tem cauda zona curiosa 5

Alguns Humanos Nascem Com Cauda

Provavelmente você já deve ter visto notícias de alguns bebês que nascem com cauda, mas você sabe o motivo? Bom, mais acima já falamos que os humanos perderam a cauda durante a evolução. Geralmente os bebês que nascem com cauda possuem um tipo de apêndice feito de tecidos adiposos e conectivos, que apresentam musculatura e nervos ligados por vasos sanguíneos.

Casos assim são raros, mas o mais conhecido e famoso é de de Arshid Ali Khan, um garoto indiano que possuía uma cauda com mais de 17 cm, e era idolatrado como um deus pelos moradores do país. Em 2015, Arshid realizou uma cirurgia para a retirada do membro, já que ele estava prejudicando os movimentos e a coluna do garoto. 

Por Que Humanos Não Têm Cauda?

Bom, como foi o caso do garoto indiano, a cauda nos humanos podem acabar prejudicando os movimentos uma vez que, como já vimos, ela é a continuação da coluna vertebral.

Leia Também: Quais São Os Órgãos Mais Caros Do Mercado Negro?
Leia Também: O que acontece com o seu corpo se você consumir muito açúcar?

Curioso, não acha? Não esquece de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Quais São Os Órgãos Mais Caros Do Mercado Negro?

Quais São Os Órgãos Mais Caros Do Mercado Negro?

gripen jato supersonico forca aerea brasileira

Conheça o Gripen, novo jato supersônico da Força Aérea Brasileira