no

Por que algumas pinturas são tão caras?

Combinação de fatores pode resultar em obras de arte com preços altíssimos.

Você já se perguntou por que algumas pinturas são vendidas por enormes somas de dinheiro? De certo modo, é interessante pensarmos nisso, pois muitas obras de qualidade semelhante podem ser vendidas por valores incrivelmente menores. Dito isto, qual seria o grande fator por trás de todo esse preço alto?

Bem, a verdade é que não é apenas um único fator que torna essas obras de arte caras. Em vez disso, é uma combinação de muitos fatores, como veremos ao longo deste post.

por que algumas pinturas sao tao caras1
Foto: Pixabay

Algumas pinturas são caras por causa da fama dos artistas envolvidos

Um dos maiores fatores que fazem os preços de muitas pinturas serem tão altos têm a ver com o próprio artista por trás da pintura. De fato, você nunca ouviu falar de pinturas do Pablo Picasso sendo vendidas por menos de um milhão de dólares, não é mesmo?

Pois bem, esse é o tipo de impacto que o nome de um artista pode ter no preço final de suas obras. A demanda por pinturas de artistas consagrados sempre contribuiu para tornar sua arte cara.

Por exemplo, existem menos de 30 pinturas de Leonardo da Vinci restantes. Como muitas pessoas cheias de dinheiro desejam obter uma pintura de Da Vinci, isso faz com que o preço dessas pinturas suba; ou seja, no fim das contas, é uma simples questão de oferta e demanda, porém com valores astronômicos envolvidos.

É por isso que, quando algumas pinturas de artistas mundialmente famosos aparecem em leilões, elas acabam atraindo tantos olhares. Curiosamente, em alguns casos, as obras só se tornam populares após a morte do artista, como as obras de Frida Kahlo, Amrita Sher-Gil, etc.

por que algumas pinturas sao tao caras 2
Foto: Pixabay

Algumas pinturas são caras por causa da sua qualidade

Obviamente, isso não é algo aplicável a obras de artistas famosos, afinal, eles já têm a reputação de serem os melhores. No entanto, a qualidade do trabalho pode fazer toda a diferença no caso de pinturas de artistas menos conhecidos ou de artistas que estão tentando pintar seu nome nos livros de história.

Em muitos casos, a maneira como uma ideia é desenvolvida, a forma como ela é retratada e a técnica usada para retratar a ideia são tudo o que importa. Alguns artistas conseguem reunir todas essas qualidades em um trabalho único e é aí que o seu preço pode atingir cifras incríveis.

Vale destacar que o preço de uma pintura também pode depender do período da história durante o qual ela foi criada. Por exemplo, uma pintura feita no século XVI tende a custar muito mais do que as pinturas dos dias modernos. Além disso, os materiais usados em uma determinada pintura  podem afetar seu preço.

Observa-se também que a espessura da tinta pode valorizar uma obra por completo. Algumas pinturas artísticas usam uma quantidade mínima de cores, enquanto outras usam camadas espessas de tintas, o que pode refletir diretamente no valor exibido na etiqueta de preço.

Pinturas caras
Foto: Pixabay

O estilo de arte também conta bastante

Por último, mas não menos importante, é preciso deixar claro que o estilo da pintura artística e seu preço estão intimamente relacionados, especialmente no mercado de arte moderno. Se você tomar o exemplo do mercado de arte indiano, por exemplo, verá que as pinturas abstratas são mais caras do que qualquer outro estilo de pintura artística.

Há muitos estilos e tradições de pintura seguidos na Índia, mas nenhum deles é tão caro quanto as pinturas de arte abstrata. No entanto, isso é algo que pode mudar e, talvez no futuro, o mercado de arte mude de direção a favor das pinturas surrealistas.

Leia Também: Por que as casas nos Estados Unidos são feitas de madeira?
Leia Também: Como ler um texto mais rápido?

O fato é que as pinturas caras de hoje podem não atrair o mesmo dinheiro amanhã e vice-versa. Desse modo, para quem está interessado em investir em pinturas de arte, um pouco de sorte pode ser muito útil.

Algumas obras de arte têm preços surpreendentes, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

o que faz um entomologista

O que faz um entomologista?

Cachorro encarando

Por que os cachorros ficam encarando seus donos?