no ,

Como funciona a depilação a laser?

O princípio da depilação a laser gira em torno da destruição dos folículos capilares que geram novos fios de cabelo.

Usar depiladores ou aplicar cremes de remoção são boas maneiras de remover pelos do corpo. No entanto, todas essas opções têm um problema em comum: dentro de alguns dias, os pelos crescerão novamente, retornando ao seu estado original em um ciclo que se repete indefinidamente. Felizmente, a resposta para o fim desse ciclo vicioso pode ser a depilação a laser.

O uso recente de lasers para livrar as pessoas de pelos corporais indesejáveis é uma opção muito mais duradoura. Se você nunca ouviu falar ou tentou fazer isso antes, não se preocupe; não é um super laser de filmes de ficção científica que queima o cabelo de sua pele, mas um feixe de luz minúsculo e altamente eficaz!

como funciona a depilacao a laser 1
Foto: WIkimedia Commons

Como funciona a depilação a laser?

A pele humana contém milhares de minúsculos poros em forma de túneis chamados folículos. O pelo cresce a partir da parte inferior desses folículos, com cada raiz de cabelo sendo inserida profundamente dentro deste túnel. De acordo com o Mayo Clinic, os lasers de depilação são disparados em rajadas curtas e rápidas capazes de remover os pelos ao quebrar os folículos, embora de forma indireta.

Vale destacar que o laser não atinge apenas o folículo, mas o cabelo se quebra devido a um processo dependente da luz chamado fototermólise. No entanto, para entendermos isso, precisamos compreender primeiramente o que é a melanina.

Pois bem, dentro de cada folículo há um pigmento denominado melanina, responsável pela cor da nossa pele, de modo que quanto mais melanina for secretada pelo corpo, mais escura será a pele. O laser emite luz na faixa de comprimento de onda de 600-1100 nm, mas a melanina só consegue absorver comprimentos de onda entre 300-1200 nm. Desse modo, ao receber faixas de ondas superiores, a melanina se aquece, o que destrói o folículo.

Vale destacar que qualquer cabelo vai interferir com a luz do laser que atinge os folículos, então a área deve ser raspada antes do processo. Em seguida, aplica-se um gel frio para contrair os poros da pele, tornando a depilação mais precisa e reduzindo o inchaço pós-laser que pode ocorrer.

A pistola a laser é colocada em cima do gel e movida por toda a pele, enquanto o laser dispara em rápida e contínua sucessão. Esta parte é um pouco dolorosa e parece com várias picadas de alfinete simultâneas, mas o resultado final costuma ser muito satisfatório.

como funciona a depilacao a laser 2
Foto: WIkimedia Commons

A depilação a laser é melhor que a feita com cera?

Os lasers aquecem os folículos capilares para suprimir o crescimento do cabelo. A cera, por outro lado, simplesmente arranca o cabelo do folículo, permitindo que o mesmo folículo refaça o pelo posteriormente.

De certo modo, a cera tem como alvo o pelo, não o folículo, e é por isso que seus efeitos não duram tanto quanto a depilação a laser. No entanto, é também por conta disso que a cera não afeta o tom da pele, nem causa erupções, com exceção de alguns inchaços semelhantes a espinhas que às vezes aparecem após a depilação.

Em resumo, a remoção a laser tem caído nas graças do público porque evita que novos pelos cresçam novamente. Se essa técnica é melhor ou não do que a depilação com cera, isso depende do tipo de pelo e pele de cada indivíduo. Por isso, é altamente aconselhável consultar seu dermatologista antes de decidir entre esses dois métodos populares de remoção de pelos.

Uma palavra final

Embora livrar permanentemente o pelo do corpo humano não seja tão simples quanto parece, a depilação a laser percorreu um longo caminho até conseguir obter um resultado satisfatório, sendo que muitos dos seus avanços tecnológicos foram feitos apenas nas últimas duas décadas. Existem, é claro, muitos outros fatores que afetam o funcionamento desses tratamentos, como a cor da pele e a espessura dos pelos do indivíduo.

Em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, cerca de 80% das pessoas relataram uma diminuição no crescimento dos pelos após a depilação a laser, o que significa que essa técnica não funciona muito bem para cerca de 20% das pessoas. Em outras palavras, a depilação a laser não é para todos.

Também vale mencionar que alguns corpos mais resilientes contam com folículos que podem continuar gerando cabelos, mesmo quando atingidos por lasers. Além disso, nem todo mundo mostra a mesma proporção de perda de cabelo. O valor que você perde pode variar de 4% a 70%, ou seja, é um espectro muito amplo a ser considerado.

Leia Também: Por que o Mickey Mouse usa luvas?
Leia Também: Por que há tanta areia nas praias?

Dito isto, se você pensa em fazer uma depilação a laser, consulte seu dermatologista para determinar qual laser é mais adequado para o seu tipo de pele. Também tenha em mente que quanto mais escuro for o pelo, mais incômodo pode ser o processo. Você também deve saber que usar o laser em “áreas sensíveis” pode ser um tanto doloroso, portanto, esteja avisado!

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Solidão e saúde

Como a solidão pode afetar a saúde?

por que os policiais americanos adoram comer donuts

Por que os policiais americanos adoram comer donuts?