no

Como a água de uma cachoeira pode ficar congelada?

Resposta está na desaceleração gradual do fluxo da cachoeira, que deve estar localizada em algum lugar muito frio.

De um modo geral, não é incomum ver lagoas ou lagos congelados durante o inverno dos países mais próximos dos pólos. Nesses casos, o congelamento até faz muito sentido, pois a água desses locais permanece estacionária o tempo todo. Mas como você poderia explicar o congelamento de uma cachoeira, cuja água flui rapidamente de forma constante?

Ao longo deste artigo, você vai descobrir que a resposta para isso está em uma desaceleração gradual do fluxo de certas cachoeiras localizadas em lugares extremamente frios. No entanto, para efeito de comparação, vamos abordar primeiramente como a água dos lagos acaba sendo congelada.

como a agua de uma cachoeira pode ficar congelada 1
Foto: Hippopx

Como a água congela em lagos e lagoas?

Em termos básicos, a água se transforma em gelo quando suas moléculas passam a se mover em menor intensidade e se grudam umas nas outras em condições muito frias. Esse processo geralmente começa com algumas poucas moléculas, mas as moléculas vizinhas logo se prendem ao gelo, tornando-o cada vez maior até que todo o corpo de água congele.

O congelamento da água dessa forma é relativamente fácil de ocorrer em lagoas e lagos, pois as moléculas de água permanecem mais ou menos estacionárias, evitando que outras moléculas se afastem umas das outras. Esta é a razão pela qual tantos lagos congelam assim que a temperatura local cai para 0 graus Celsius.

Por outro lado, congelar uma cachoeira não é tão fácil, já que as moléculas de água se movem continuamente e podem, portanto, se desprender facilmente das ligações que as manteriam juntas. Desse modo, para que o mesmo processo ocorra, as condições devem ser muito mais frias, o que significa que a temperatura ambiente deve estar ainda mais abaixo da temperatura de congelamento dos lagos.

Além disso, uma vez que a água em uma cachoeira está continuamente se misturando, leva mais tempo para que ocorra qualquer mudança perceptível. Isso significa que, ao contrário da água parada (onde você pode facilmente localizar manchas congeladas de água flutuando na superfície), se uma cachoeira começar a congelar, levará algum tempo antes que você realmente perceba os efeitos.

Cachoeira congelada
Foto: Pixabay

Tá, mas como a água de uma cachoeira pode ficar congelada?

Em suma, a coisa acontece da seguinte forma: a água do rio ou riacho que abastece a cachoeira resfria quando a temperatura local para cerca de -6 graus Celsius ou menos. Na prática, isso resulta em uma desaceleração gradual do fluxo da água conforme as moléculas começam a aderir umas às outras e passam a formar minúsculas partículas sólidas de “gelo frazil”.

O gelo frazil, que tem uma aparência oleosa quando visto na superfície da água, é um aglomerado de cristais de gelo soltos e orientados aleatoriamente em forma de agulhas minúsculas. Ele geralmente se forma em rios, lagos, oceanos e outros corpos d’água contendo águas expostas e super-resfriadas.

Desde que a temperatura permaneça nesse nível por tempo suficiente, o gelo frazil passará a formar uma âncora no local onde a água cai das rochas e começará a “crescer para baixo”, criando uma coluna tão alta quanto a altura de onde a água cai.

Depois de passar bastante tempo, a cachoeira ficará praticamente congelada por completo, dando origem a uma visão pitoresca, mas extremamente surreal.

como a agua de uma cachoeira pode ficar congelada 3
Foto: Pixabay

Uma palavra final

Embora esse processo geralmente só ocorra em condições muito frias e exija uma quantidade de tempo considerável para levar um corpo de água corrente a uma paralisação completa, a imagem de uma cachoeira congelada com longos pingentes de gelo pendurados em um penhasco é realmente algo especial de se ver.

Leia Também: Por que a água que cai das cachoeiras é branca?
Leia Também: Como os peixes dormem com os olhos abertos?

Dito isto, se você se deparar com uma cachoeira congelada algum dia, não deixe de tirar fotos e curtir o momento. No fim das contas, esse não é o tipo de experiência que costumamos ver todos os dias.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

os animais tambem sao picados por mosquitos

Os animais também são picados por mosquitos?

Menor rua do mundo

Qual é a menor rua do mundo?